top of page
  • Writer's pictureTiago Bertalot

Temporada de 2022

Updated: Jan 3, 2023

Tudo bem velejadores? Esse ano passamos por 5 países e temos muito o que contar!

La Bella Italia

Passamos um inverno delicioso no país da bota, visitamos muitas pequenas cidades, fizemos um passeio de motorhome pela Calábria e Sicília visitando vilarejos e pontos turísticos e até subimos no vulcão Etna onde enfrentamos uma tempestade de neve e muito vento!

Eu e a Manu na tempestade de neve no Etna

Se você um dia for passar o inverno em algum lugar da Europa acho que a Itália é um bom destino, principalmente no sul! Se quiser saber mais visite Natal a Bordo de um Veleiro

A temporada de 2022 começou efetivamente no dia 14 de Abril quando deixamos Brindisi na Itália para uma travessia de 24 horas com destino à Croácia, estávamos a bordo do veleiro Rainbow’s End um Beneteau 393 dos nossos amigos Paola e Rodrigo, os quais navegaríamos lado a lado por toda a temporada.

Croácia

Como falar da Croácia sem sentir saudades? - Foi onde compramos o nosso primeiro e segundo barco de oceano e é onde nos sentimos em casa! Aprendemos a navegar entre Buras que são fortes ventos catabáticos e calmarias. A Croácia vai ser aquele lugar que vamos ter nas nossas memórias para sempre!

Deixamos o Rainbow’s End no dia 5 de Maio e depois de passar 21 dias hospedados era hora de tomar conta do nosso novo "para nós" barco, um Bavaria 44 que batisamos de Trouble Maker novamente! Nosso segundo veleiro de oceano!

Rainbow’s End (ao fundo) no contrabordo do Trouble Maker

Em 2022 passamos por locais que não tínhamos visitado antes aqui na Croácia como Nečujam, Bobovišća, Lastovo e outros que queríamos ir uma última vez como Hvar, Vis, Marina, Split…. também passamos o aniversário do Giovanni com os nossos amigos Melany e Michael do veleiro Talaria que ensinaramas crianças a fazer pizza!

Foi em 2022 também que recebemos nossa primeira família da Experiência a Bordo, No Trouble por 6 dias ótimos e muito inspiradores para todos nós com aniversário, mergulhos e muita diversão! Estávamos apreensivos em como seria ter uma família a bordo e ao final descobrimos que não poderia ter sido melhor!

Deixamos a Croácia em 05 de junho fazendo os procedimentos de check-out em Cavtat e seguimos com os veleiros Norwegian Lady II e Rainbow’s End com proa sul numa navegação diurna até Montenegro.

Montenegro

Entramos na baia de Kotor a vela, com um vento delicioso de oeste que empurrou o barco até Porto Montenegro que foi onde fizemos o nosso check-in. Como já era tarde ancoramos próximo para descansar e passar a noite. Ficamos em frente de Tivat que é moderna e muito charmosa e onde fizemos muitas caminhadas apesar do calor fortíssimo.

Com previsão de tempestade e vento forte mudamos para uma ancoragem próxima a ilha de Stradioti e apesar da forte intensidade da chuva e do vento não tivemos problema nenhum. Meses depois, o veleiro de um casal de amigos foi atingido por um raio no mesmo local e teve grandes estragos

09 de junho de 2022, não veríamos chuva de novo por alguns meses!

Ainda com o vento a mais de 30 nós (quase 55km/h) saímos para buscar abrigo na luxuosa Marina Lazure e ali encontramos com mais uma família para a Experiência a Bordo, No Trouble, recebemos nossos novos visitantes e nos abastecemos para continuar a nossa aventura com esse pessoal super animado! Mais uma vez tivemos certeza que adoramos receber pessoas a bordo!

Em Montenegro visitamos Bigovo, Blue Cave, Kotor (onde subimos 1.200 degraus até o alto de um castelo), Morinj e Risan. Foram dias lindos de muito sol, nada mais de chuva que só viríamos a encontra de novo meses depois já na Grécia.

Seguindo no rumo sul, chegamos na baía de Budva e como previsto, tivemos 3 dias com ventos catabáticos próximos a 50 nós (93km/h) e já na primeira noite garramos e fomos parar perto de outro veleiro. De manhã durante a manobra para re-ancorar nosso bote virou e o motor de popa entrou na água do mar, que aventura e que despedida de Montenegro! Na manhã do dia 19 de junho demos adeus a Budva para prosseguir numa jornada de mais de 30 horas com destino a Corfu, na Grécia!

Grécia

Chegamos em Corfu com ventos moderados e a vela! Percebemos imediatamente as diferenças com muitos barcos para todo lado, cuidado redobrado! E na tarde de 20 de Junho soltamos o ferro - ancoramos - na baía de Corfu sob proteção do "Forte Antigo" e muito cansados depois da navegada dormimos por muitas horas apesar do desconforto do balanço e o barulho constante da cidade!

Meu aniversário foi comemorado no melhor estilo nômade, num parque com mais de 20 outros velejadores brasileiros, que festa!

De Corfu partimos por uma viagem maravilhosa pelas ilhas do mar Jônico, um lugar especial e muito fácil de navegar com ventos constantes e amigáveis. Juntos a outros barcos brasileiros exploramos Syvota e os arredores que tem ancoragens lindas. Foram dias magníficos passando por Lakka, Paxos, Antipaxos, Preveza, Potamaki Beach, Wasp Bay e tantas outras....

Syvota

Procuramos abrigo para uns dias de vento forte e tempo ruim em Aggia Effimia e aproveitamos para visitar os arredores. Partimos para Spartià e de lá Agios Nikolaos em Zaquintos onde alugamos um carro e saímos por terra pela ilha que tem atrações interessantes mas, infelizmente, todas lotadas!

Na manhã do dia 14 de Julho entramos no golfo de Patras que nos levaria até o canal do Corintho. Fizemos parte desse trecho sozinhos, fomos seguindo na direção leste passando por Nafpaktos, Trizonia e Itea, onde nos abrigaríamos de um vento forte que sopraria por quase 4 dias sem parar. Esse lugar também é o porto ideal para visitar Delphi, o umbigo do mundo, indescritível!

Cruzamos o canal do Corintho no dia 21 de Julho a tarde com um vento rondado e forte sem antes fazer uma espera de quase 1 hora para entrar pela entrada oeste, e como não poderia deixar de ser, ficamos todos deslumbrados! Entramos no mar Egeu no começo da noite, descansamos e esperamos os amigos romenos do veleiro Discovery que viriam a nos acompanhar até o fim da temporada.

Cana do Corintho

O Egeu é lindo mas já se sente a influência Meltemi, um vento forte e constante que sopra de norte-nordeste por semanas, até meses as vezes. Nos aproveitando desse vento, velejamos por lugares que já conhecíamos como Ephidravos e Poros e outros desconhecidos como Kolpos, onde demos adeus aos nossos amigos da lancha Apollo. Mais a sudoeste Porto Cheli nos deu abrigo durante dias de vento inclemente. Seguimos para leste passando por Agios Marina em Aegina, Paralia Varkiza e dali para o extremo sul continental da Grécia: Sounion onde visitamos o Templo de Athena Sounias.

Giovanni no Templo de Athena Sounias

Em 13 de Agosto deixamos a ancoragem com um vento ótimo que nos garantiu uma velocidade média de 6 nós (11km/h) chegando em Caristos antes do horário planejado. Ali começaria o nosso rumo sempre ao norte por dentro do Canal de Evvia e evitando a zona mais exposta ao Meltemi. Seguimos essa rota por sugestão do nosso amigo Luis do veleiro Margarida que tem nos ajudado na Grécia com ótimas dicas!

Subindo ao norte passamos por Petalioi, o pitoresco Porto Buffalo, Eretria e finalmente Chalkida que é a maior cidade dessa região.

Seria a hora de receber a terceira e última família que viria nos visitar na Experiência a Bordo, No Trouble e esse seria o lugar mais "Grego", diferente de todo o restante da zona turística, com a emoção de já começar pela passagem noturna pela ponte de Evripos que tem correnteza forte e já foi estudada até por Aristóteles.

Seguimos e fomos pegos por uma tempestade que nos forçou a considerar o improvável porto de Limni, um grande estresse já que o porto foi pensado para pequenos barcos de pesca e tem uma entrada apertadíssima, rasa e exposta aos ventos e ondas mas com os nossos hóspedes super engajados com a experiência, as coisas se tornaram fáceis, com um trabalho em equipe exemplar paramos dentro do porto em segurança! Passamos 3 dias nessa pequena cidade mas todos levamos numa boa, são coisas da experiência a bordo, as vezes ficamos presos mesmo.

Apertadíssima entrada do porto de Limno

Com a melhora do tempo seguimos no rumo oeste até a a cidade Achladi onde fomos forçados a ouvir a noite toda uma música horrível vindo de um restaurante local. Dali finalmente progredimos para leste parando em Oreoi de onde deixamos o canal de Evvia para no dia 28 de Agosto ancoramos na praia de Koukonaris e em seguida Skiathos. Mais uma vez tivemos de dizer adeus aos nossos tripulantes da Experiência a Bordo, No Trouble.

Sempre seguindo a leste deixamos Skiathos e fomos para a ilha de Skopelos, passamos pela praia de Klima onde fizemos o nosso último mergulho da temporada e na pequena baía de Loutraki ficamos por 4 dias enquanto o temido Meltemi mostrava que ainda estava forte! Essa ilha é conhecida pelas filmagens do clássico Mamma Mia, que aproveitamos para assistir na nossa seção cinema quase que diária.

Passado o tempo ruim, navegamos para Stafilos, passando ao largo da ilha de Alonnisos sem paradas e fomos jogar o nosso ferro -ancorar- na isolada baía de Planitis já na ilha de Kira Panagia nesse lugar não há sinal de internet e o único outro barco por perto era o Rainbow's End.

Em 10 de Setembro saímos de madrugada à luz do luar e motoramos por umas 10 horas até a abrigadíssima baía de Myrina em uma ilha chamada Limnos. Mais uma vez, procuramos refúgio do Meltemi que ainda insistia em soprar forte apesar de já estarmos entrando no meio do outono. Essa foi a última cidade da Grécia que visitamos e na noite do dia 13 de Setembro partimos para a Turquia.

Myrine em Limnos, estamos ali embaixo!

Esses 87 dias na Grécia foram mágicos, incríveis! Vamos ter eles vivos na memória por muitos anos, mas agora era hora de sair do continente Europeu e voltar para a Ásia!

Turquia

Chegamos em 14 de Setembro na baía de Ayvalik, e tivemos a sensação estranha de ter, pela primeira vez, saído numa viagem internacional. Curioso que apesar de termos visitado 4 países até aqui todos tem algo muito em comum: pertencerem ao mesmo continente. Sair da Europa e sentir os novos aromas, cultura e até relembrar um pouco do Qatar nos fez sentir mais exploradores.

A primeira coisa que impressiona na Turquia é a quantidade de barcos de pesca, em seguida o povo sorridente e impossível deixar de fora a comida que é simplesmente a melhor para o nosso paladar até aqui! A Turquia tem sabores parecidos com o Brasil e a simplicidade dos restaurantes nos faz logo sentir em casa, além do preço que é bem mais baixo que no velho continente.

Comida Turca, uma delícia!

A baía de Ayvalik por si só já é linda, mas para melhorar ainda mais há uma vila chamada Cunda muito viva e pitoresca com restaurantes, lojas e vielas enfeitadas e coloridas. Passamos 18 dias nessa região e aproveitamos para descansar, curtir a natureza e as cidades. Recebíamos a visita de um golfinho diariamente que vinha as 07:30h da manhã nos acordar brincando com a corrente da âncora do barco!

No dia 03 de Outubro iniciamos a nossa descida rumo sul e paramos em Foça que significa foca em Turco. Como havia novamente uma previsão de ventos fortes precisávamos de um local seguro para ficar alguns dias e essa cidadezinha foi ótima! O vento até entrava ali, mas o fundo era muito bom e não garramos nenhuma vez.

Foça é muito charmosa

O mercado era bem próximo de onde estávamos e tudo que precisávamos estava a mão. Aproveitamos os dias parados para arrumar o barco para a invernada que estava próxima de acontecer. Sempre demoramos mais de uma semana para organizar o Trouble Maker e dessa vez, por algum motivo, demoramos ainda mais então foi bom ter parado em Foça para fazer as coisas com calma!

Chegamos em Izmir sem antes a aventura do motor parar bem no fim da navegação! Veja aqui: O Motor Parou. Atracamos e em alguns dias finalizamos os procedimentos para levantar o barco e deixá-lo pronto para o inverno, são trabalhos diversos que procuramos fazer de forma organizada e sem correria. No dia 17 de Outubro o guindaste o retirou e colocou no seco onde vai permanecer por quase 6 meses até o nosso retorno para a Turquia.

Trouble Maker no seco

Resumindo, nossa temporada foi assim:

• Velejamos umas 1.600 milhas náuticas ou 3.000km

• Ficamos ancorados em 187 lugares diferentes

• Maior travessia: 172 milhas náuticas ou 318km em 33 horas (De Budva para Corfu)

• Gastamos 600L de diesel e rodamos o motor por 394 horas

• Pegamos 3 temporais fortes com chuva, vento e raios (Croácia, Montenegro e Grécia)

• Maior vento registrado 48kts (89km/h) em Budva, Montenegro

Fizemos tudo isso com muita segurança e ficamos extremamente felizes com as nossas decisões que sempre foram pela segurança e pelo conforto. Em nenhum momento desafiamos a natureza e temos certeza que fizemos o nosso melhor! Um grande aprendizado depois da temporada de 2021 em que nos metemos em mais de uma tempestade e finalizamos com ondas enormes e muito vento indo para Brindisi na Itália. Veja A Travessia e a Tempestade se quiser saber mais.

Aprendemos também a seguir os nossos instintos e o nosso conhecimento. Por muitas vezes fomos desafiados quanto às nossas convicções e caminhos, mas seguimos firmes pelo que pensávamos. Quando foi preciso voltamos para trás e outras vezes mudamos nosso rumo. Aceitamos que poderíamos ter outras opções quando nos era conveniente.

Colorida e Snow

Para finalizar, quero dedicar a temporada de 2022 aos nossos dois bichinhos a nossa gatinha Colorida e nossa cachorrinha Snow. Quem nos acompanha sabe que perdemos a colorida na ilha de Vis, Croácia, na noite do dia 22 de Maio quando ela saiu para passear e nunca mais voltou, procuramos por toda a ilha e não a encontramos.

Em 14 de Outubro levamos a Snow para tomar um banho no pet-shop em Izmir e por descuido do pessoal de lá ela escapou e nunca mais foi vista! Andei 40km em 2 dias atrás dela, chamamos, colamos cartazes e fizemos de tudo para encontrá-la mas não tivemos sucesso. Choramos muito a perda dela, não é fácil deixar 2 tripulantes para trás.

Espero do fundo do coração que as duas tenham encontrado um lar e que sejam tratadas com muito carinho, para nós restou somente uma saudade eterna!

35 views2 comments

2 Comments

mgsena
Jan 04, 2023

Fala Tiagão!! Cara, esse relato ficou perfeito! José de Alencar não seria capaz de escolher melhores palavras para descrever tão resumidamente essa passagem da sua aventura com tamanho detalhamento! Eu e a Bárbara lamentamos muito a perda de parte da sua tripulaçao na Croácia e Turquia. Torcemos para que encontrem logo novos "marinheiros" para os substituírem. Grande abraço, meu amigo! A Bárbara manda beijos para a Mari, Manu e Geovanni. Esperamos encontrá-los em breve em alguma ilha grega...

Rodrigo Saurim
Jan 04, 2023

Esta temporada foi fantástica!!! Eu e toda a tripulação do Rainbow’s End passamos momentos inesquecíveis com nossa segunda família do Trouble Maker. O quanto aprendemos, o quanto conversamos, o quanto caminhamos, o quanto velejamos, todos os lugares que conhecemos, todas as pessoas, todas as comidas... Nunca mais esquecermos e nossa gratidão e amizade será eterna. Bons ventos para nós neste novo ano que se inicia, com a promessa de novas aventuras e que a sabedoria e a prudência nos acompanhe para todo o lugar que formos.